segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Resumo do povo Hebreu e Fenícios


HEBREUS
A história do povo hebreu é baseada nas historias contidas na Bíblia e em historias contadas que chegaram ate nossos dias atuais, os hebreus acreditavam ser o povo escolhido por Deus. Eram considerados um povo seminômades e viviam em tribos em busca da terra prometida, foram liderados por Abraão em uma longa migração em busca de Canaã que se localizava-se no Mar Mediterrâneo.  Após uma nova jornada em busca de dias melhores os hebreus chegaram ao Egito, depois de muito tempo, tornaram-se escravos dos Egípcios, o faraó acreditava que os hebreu eram seu inimigos. Liderados por Moisés os hebreus fugiram do Egito para a terra de Canaã, durante essa fuga Deus teria entregado a tabua com os dez mandamentos a Moisés, os hebreus deveriam casar-se apenas com uma única pessoa, não roubar, não matar, guardar o sábado como dia santo e entre outras obrigações.
Aula Nº 9, Divalci dos Santos Moreira
Para recuperar a terra prometida de Canaã os hebreus lutaram outros povos, a vitória dos hebreus só foi possível com a ajuda de chefes religiosos, juízes, militares e políticos que após a unificação das tribos hebraicas que passaram a ter um único rei. Davi conquistou Canaã e Jerusalém passou a ser a sua capital. Davi era filho de Salomão, sendo assim Davi foi o segundo rei dos hebreus, a partir do governo dele o comércio se desenvolveu e Davi passou a investir na construção, depois do desenvolvimento a população passou a pagar impostos muitos altos.
Após a morte de Salomão, houve disputas entre os reinos o que acabou dividindo as tribos em dois reinos conhecido com o reino de Israel ao norte e o reino de Judá ao sul a partir daí os hebreus foram conquistados pelo Império Babilônio e outras tribos como os persas, macedônio e romano. Os hebreus espalharam-se por varias regiões do Império dando o nome a acontecimento Diáspora.
Ainda no seu governo Salomão construiu o templo para abrigar a arca da Aliança onde continhas tabuas com os dez mandamentos. O templo foi destruído e reconstruído durante a invasão da babilônica pelo os hebreus após eles serem libertos pelos Babilônios, o que restou do templo é considerado sagrado para os Judeus.
Aula Nº 10, Divalci dos Santos Moreira
FENÍCIOS
Pouco do que se sabem os fenícios é que eles habitavam uma terra limitada por montanhas e pelo mar Mediterrâneo, onde hoje se localiza o território Líbano. Eram tribos independentes, e tinha como principal fonte de renda o comércio marítimo, nos mares ao existia navegadores melhores que os fenícios, através das navegações os fenícios passaram a negociar produtos trazidos das suas viagens, como cerâmica, bronze, armas, vasos de vidro, jóias e a púrpura um corante vermelho usado para tingir as roupas, só nobres e reis poderia obter a púrpura por ser muito caro.
Aula Nº 11, Divalci dos Santos Moreira
Para facilitar seu desenvolvimento os fenícios desenvolveram o alfabeto, expandiram por outros continentes África e Europa conseqüentemente fundaram novas colônias onde desenvolviam o comércio. O alfabeto era composto por 22 caracteres e 22 sons de consoantes depois os gregos acrescentaram as vogais, o alfabeto ajudava nas transações comerciais e os fenícios logo passaram a divulgar seu alfabeto pelo Litoral Mediterrâneo.
Aula Nº 12, Divalci dos Santos Moreira
  




Um comentário: